As meninas vão nos contar o tudo sobre maquiagens e suas validades. Fiquem agora com o post.
Este é um assunto delicado. Responda à pergunta: quando a sua maquiagem vence você joga fora ou continua usando??? Na teoria, o prazo de validade existe para assegurar ao consumidor que aquele produto pode ser usado com segurança desde que observadas as condições de armazenamento (exposição ao calor e luz, umidade, entre outras). Já na prática... Você comprou um conjunto lindo de sombras, mas observou que o prazo de validade está vencido... O que você faz? Ignora, afinal as sombras continuam lindas e você arrisca, ou joga fora sem dó?
Eu continuo usando o produto, desde que ele não apresente alteração de cor ou cheiro. Mas para as máscaras de cílios, bases, corretivos e tudo que for cremoso, prefiro não arriscar (ainda mais porque arriscar na minha pele é uma coisa, mas na pele de uma modelo ou cliente não dá...).
Algumas maquiagens possuem a data de validade impressa na caixa da embalagem, mas não no produto. Outras, vem lacradas e a data está impressa neste plástico. Os melhores para controle são os que possuem a data impressa tanto na caixa como no próprio produto. Eu costumo colocar uma etiqueta nos cremosos, para indicar até quando posso usá-lo, já que a validade começa a valer a partir do momento que o produto é aberto.
Produtos cremosos duram menos porque são mais vulneráveis à contaminação do que os produtos em pó.
A maioria das máscaras para cílios tem o prazo de validade de 6 meses, bases e batons costumam ter 2 anos e pós um pouco mais de 2 anos.
Agora você já sabe: fique de olho na validade e principalmente na conservação da sua make, nada de guardá-la no banheiro (muito úmido) ou deixá-la exposta ao calor (porta-luvas do carro).
Tirei algumas fotos de produtos como exemplos.
