quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Água Termal

A água termal é rica em nutrientes e cai muito bem em dias quentes e secos
Um dos grandes segredos da boa saúde e da beleza está na ingestão de água. Para manter o organismo em ordem, nada como beber dois litros do precioso líquido diariamente. Que tal, então, borrifá-lo no rosto algumas vezes por dia? Neste caso, no entanto, não estamos falando da água comum que chega as nossas casas. Hoje já é possível encontrar no mercado águas especiais vendidas em spray. Bastam algumas borrifadas ao longo do dia para manter a pele fresca, nutrida e renovada.
Rica em nutrientes, a água termal, como é chamada, tem sido a grande vedete da indústria cosmética internacional e, mais recentemente, do Brasil.

O que é água termal?
Para ser considerada termal, a água deve ser pura, subterrânea e enriquecida pelos minerais contidos nas rochas, emergindo na superfície sob a forma de fontes com temperaturas que podem variar entre 35ºC e 54ºC.

Os minerais variam de acordo com a localidade. Solos ricos em selênio e magnésio, por exemplo, resultarão num líquido com maior concentração desses nutrientes.

De onde vem?
A França é a grande campeã dentre as regiões termais do planeta. Cidades francesas como Vichy, La Roche-Posay, Avène e Uriage lideram o ranking. Estas cidades possuem grandes laboratórios que comercializam para o mundo produtos feitos com a água termal e até mesmo o líquido puro em spray.

No Brasil, as termas de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, são as grandes vedetes da indústria cosmética.

Por que borrifar?
Rica em sais minerais como magnésio, cálcio e ferro, a água termal, a qual se atribui uma grande capacidade antiinflamatória e cicatrizante, também atua em outras frentes.

O líquido apresenta grande capacidade nutritiva, melhora as defesas e hidrata a superfície da pele, refresca, combate a expressão de cansaço no final do dia, acalma irritações e reequilibra peles sensíveis. Há que diga que ela combate o envelhecimento precoce da pele.

A principal utilização da água termal, porém, está no tratamento de algumas doenças de pele. O maior exemplo é a estação de Avène, na cidade francesa de mesmo nome, que recebe centenas de pessoas com queimaduras, cicatrizes e psoríase em busca dos banhos termais, que ajudam a combater esses problemas. Todos chegam lá por prescrição médica e têm o tratamento custeado pelos governos dos países de origem.

Se você espera milagres, no entanto, desista. A água termal não apresenta eficácia tão profunda como, por exemplo, o ácido retinóico, usado contra acne e rugas. Também não possui poder de hidratação muito intenso.

Mas, cá entre nós, quem não resiste a uma borrifadinha para refrescar o rosto num dia quente? Sem contar que a água termal é uma ótima opção para peles muito ressecadas, que sofrem nas épocas mais secas do ano.


Dicas

• No calor, coloque a água termal na geladeira e vaporize algumas vezes ao longo do dia.
• Procure borrifar a água termal ao menos pela manhã, para “despertar” a pele e fixar a maquiagem, e à noite, antes de se deitar.
• Borrife o rosto e o corpo na praia e ao sair da piscina. Vale fazer uso da água no sol, no carro, no trabalho e após a depilação.  
• Converse com seu médico sobre o uso da água termal após peelings e cirurgias.
• Não há restrição de uso da água termal. Grávidas e crianças podem vaporizar o líquido no rosto e no corpo sem problemas. A água termal pode ser aplicada também em bebês sobre a região afetada pela assadura, após o banho ou a troca de fraldas.
• O risco de alergia é mínimo, mas ele existe. Caso ocorra alguma reação desagradável, troque a marca da água e procure um médico. 
• É indicada para todos os tipos de pele, pois controla a oleosidade e hidrata ao mesmo tempo.

Blog / Youtube / Twitter

2 comentários:

  1. PÉS DE GALINHA – OPÇÃO GLAMOUROSA DE TRATAMENTO E EMBELEZAMENTO


    O FLUIDE ULTRA TENSEUR da Linha COUP D´ECLAT da França é A OPÇÃO EFICAZ de amenizar e esconder os pés de galinha e outras rugas profundas do rosto durante o dia.

    Aplicar diariamente pela manha, antes da maquiagem

    O FLUIDE ULTRA TENSEUR é uma base tensor progressiva elaborada para diminuir e mascarar as rugas profundas.
    Diminui as rugas em minutos, tem ação intensificada com o passar das horas , permanecendo seu efeito por ate 8 horas.

    POSSUI TAMBÉM MICRO ESFERAS QUE SE DEPOSITAM NAS RUGAS TORNANDO-AS MENOS VISÍVEIS POR DIFUSÃO DE LUZ.

    Hidrata e nutre a pele profundamente pela presencia de imperata cilíndrica, pro-vitamina B5 e óleo de sementes de uva.

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

    ESTUDOS DE EFICÁCIA MENSURÁVEL:

    O produto apresentou após uma aplicação única:

    Um efeito tensor durante a cinética oito horas caracterizado por uma diminuição da quantidade de rugas profundas e por uma diminuição da área total enrugada (diminuições estatisticamente significativas em t4h e t8h).

    Um efeito hidratante das camadas superficiais do epiderme durante a cinética em 4 horas (+36% duas horas após e +27% após quatro horas, aumentos estatisticamente significativos); o produto é considerado como um bom hidratante ate quatro horas após aplicação em comparação com produtos da mesma categoria testados pelo grupo Dermscan.

    O resultado é glamouroso como a origem do produto, produzido em MÔNACO, NA RIVIEIRA FRANCESA.

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:

    asepta.com ( da França )
    asepta.com.br ( no Brasil )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    a Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, saisdaterra,... )

    ResponderExcluir
  2. Sou esteticista e faço limpeza de pele com água termal e a diferença é incrível.

    ResponderExcluir