sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Importância de se usar o Protetor Solar


O Instituto Nacional do Câncer aponta que os tumores de pele correspondem a 25% do total de casos de câncer registrados no país. Levando em conta que mais de 50% da população tem a pele clara e que o Brasil situa-se em uma zona de alta incidência de radiação ultravioleta – relacionada ao aparecimento da doença –, a prevenção deveria ser um hábito diário.




Câncer de pele é o mais frequente no Brasil, com um quarto das ocorrências. A exposição ao sol sem cautela é o fator determinante.

Olá meninas tudo bom? Então hoje vamos falar aqui de um assunto sério e um hábito que deveria ser adotado por todas as pessoas no Brasil: O uso do protetor solar. Muitas meninas não sabem como usar o produto corretamente, ou mais, qual produto ideal para seu tipo de pele. 
Recentemente eu me deparei com a prateleira da farmácia cheia de tipos diferentes de protetor solar: Gel, Toque Seco, Gel aquoso, Creme, Loção e etc. E, na hora de escolher, foi aquela confusão, então hoje aqui vamos ter algumas dicas e explicações à respeito do Protetor Solar.

O Sol emite raios Ultravioleta A (UVA), 95% dos que atingem a Terra, e Ultravioleta B (UVB), os 5% restantes. A classificação corresponde ao comprimento de ondas. Os raios UVA penetram mais profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento. Já os raios UVB são mais perigosos, são os relacionados ao surgimento do câncer,  por causa da destruição da camada de ozônio, os raios UVB, têm aumentado progressivamente a incidência na superfície.

A falta de conhecimento pode criar uma falsa sensação de segurança, gerando comportamentos inadequados. “O mais importante é entender que há filtros solares que reduzem os efeitos das radiações UVA e UVB, enquanto outros têm apenas ação anti-UVB. Além do mais, este tipo de produto não é uma armadura contra sol. É preciso passá-lo de maneira correta e em todas as partes do corpo, além de evitar os horários de maior incidência solar”, explica Beni Grinblat, dermatologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
Como escolher o protetor ideal: Antes de comprar seu protetor solar que pode variar entre R$ 15,00 a R$ 100,00 quatro itens devem ser avaliados:
- Fator de proteção;
- Tipos de protetor: Gel, oil free, loção, creme, emulsão ou spray;
- Ação (somente contra UVB ou contra UVA e UVB);
- E se existe na fórmula, além do filtro químico, algum agente físico (bloqueador solar).

No caso de pele oleosa, é melhor ficar com as versões em gel, oil free ou loção. Como, particularmente, sou meio discrente dos rótulos, mesmo o protetor falando que é oil free e loção eu preferi optar pelo gel aquoso mesmo, pois minha experiência em farmácia de manipulação mostrou que o gel é o que proporciona textura mais seca à pele. Porém o gel as vezes pode soltar aquelas "pelinhas, ou fios de gel" quando a pele sofre algum atrito, o gel porpociona uma camada acima da pele, provavelmente vou comprar um outro protetor oil free que seja totalmente absorvido pela pele para quando for usar maquiagem pois não sei como o gel vai se comportar junto à base, acho que pode acabar fazendo uma "laminha".

O creme é mais indicado para pessoas com a cútis ressecada. Por último, a pele normal se adapta bem à emulsão ou a qualquer outro tipo. O spray é o mais prático, indicado para áreas extensas do corpo, tais como pernas e costas.

Peles acneicas (com tendência à formação de acne) pedem produtos com ação não-comedogênica, informação que normalmente ocupa lugar de destaque no rótulo. Por impedir que a pele fique oleosa, o produto evita a formação de cravos e espinhas. Se existe um histórico de alergia, o ideal é escolher um protetor hipoalergênico, sem cheiro e com menor possibilidade de causar reações indesejadas.



Outro fato importante é não esquecer dos Lábios, é indispensável a proteção labial pois os lábios tem a pele mais fina e tendem a queimar mais rápido. A Felicittá Looks possui também um Protetor Labial, FPS 15. Ideal para uso no dia a dia e também na exposição ao sol. Levem na sua necessáire para estar com os lábios sempre protegidos. Clique aqui e garanta já o seu.

O fator de proteção é, na maioria dos casos, relativo aos raios UVB. Por não haver padronização seguida pela comunidade médica internacional para a radiação UVA, não existe especificação para o bloqueio desta. Isso explica a ausência de qualquer referência na maior parte das embalagens. Algumas poucas marcas colocam o fator de proteção UVA no rótulo.

A escolha do protetor ideal depende de tolerância aos raios solares e da cor da pele. O cálculo é simples: com o fator 15, por exemplo, a pessoa pode ficar um tempo 15 vezes superior sob o sol para não se queimar na comparação com o tempo que ela poderia ficar sem proteção. Os produtos com fator 30 normalmente dão conta do recado. Apenas em casos especiais, como o de pessoas albinas, faz-se necessário um fator
especial de proteção.
O índice de proteção representa a relação direta entre o tempo que a pessoa pode ficar
ao Sol e a porcentagem bloqueada de raios solares: Fator 8 (proteção: 87,5%); 15 (93,3%); 20 (95%); 25 (96%); 30 (96,6%); 40 (97,5%) e 50 (98%).
Como usar?O protetor tem de ser aplicado sobre a pele seca, 30 minutos antes da exposição aos raios solares. Com a pele molhada ou em contato com a areia, pode perder a eficácia.
O fator real de proteção varia de acordo com a espessura da camada de creme aplicada, a freqüência da aplicação, a perspiração (transpiração insensível e contínua da pele) e a exposição à água. A maior parte deles tem suposta ação à prova d’água por 80 minutos. Especialmente na praia, em contato com a água do mar, o produto tende a perder a eficiência rapidamente. Portanto, deve ser reaplicado assim que a pessoa sai
da água. O mesmo vale para a prática de atividades físicas que provoquem transpiração excessiva. A indicação é sempre aplicá-lo a cada duas horas.

Ao pesquisar para esse post eu descobri que, ontem na farmácia, fiz a escolha certa para meu tipo de pele:
Comprei um protetor FPS 30, gel aquoso, livre de álcool, hipoalergênico, não comedogênico, de ação imediata e sem parabenos nem corantes. Yay!! :D


Espero que tenham gostado.
Blog / Youtube / Twitter
Beijos,
Re


( Fonte: Dr. Beni Grinblat, dermatologista do Hospital Albert Einstein por Ex-Libris Comunicação Integrada)

Um comentário: