sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Maquiagem na infância prejudica a pele.

Hoje veremos uma matéria super interessante, retirada do site Abril.com sobre os danos causados a pele por uso frequênte de maquiagem na infância.
Dermatologista alerta que os cosméticos podem provocar problemas como alergias, oleosidade excessiva e acne precoce.

A maquiagem ressalta a beleza e encobre algumas imperfeições. Embora muito presente no dia a dia das mulheres, o hábito de se maquiar deve ser evitado por crianças. "Cada vez mais, meninas dos cinco aos doze anos utilizam cosméticos diariamente. A maioria utiliza produtos da mãe que são indicados para peles adultas", explica o dermatologista Cesar Cuono. 

O médico afirma que, mesmo que os produtos passem por evoluções, diminuindo a possibilidade de alergias, não há no mercado maquiagem desenvolvida especificamente para crianças. "Nesta fase da vida, a pele está em constante transformação e o uso precoce pode provocar sérias alergias em forma de coceiras e vermelhidão", alerta o médico.

Outro problema dessa utilização indevida da maquiagem é o fato das crianças não terem o cuidado e a preocupação de remover o make que tapa os poros e impede a respiração correta da derme. "A médio e longo prazo, a pele poderá desenvolver acne cosmética, antecipando um quadro que só deveria ter início na adolescência, com os primeiros ciclos menstruais", diz Cuono.

"Impedir que as filhas se maquiem é difícil para os pais, mas regular a quantidade de vezes que isso acontece é essencial para a saúde da pele. Batons à base de frutas e do tipo gloss podem ser utilizados, pois apresentam pouca durabilidade quando aplicados e suas fórmulas são mais leves e menos irritativas", acrescenta Cesar Cuono.
Minha opinião pessoal é que, na infância a criança deve continuar como criança; bricar de boneca, assistir desenhos, brincar com as amigas. E hoje em dia a maioria das crianças dessa idade já está pensando em maquiagem, beleza, salto-altos e etc. Isso infelizmente é prejudicial à saúde e deve ser controlado pelos pais. Cada época de nossa vida deve ser aproveitada da maneira correta. Vocês meninas de até 12 anos terão muuiiiito tempo ainda para se maquiar. Quando faço minha pele antes da maquiagem é porque meu vídeo é direcionado à um público mais velho. Você não precisa passar base, pó compacto, corretivo e etc para corrigir as imperfeições pois sua pele já é jovem e perfeita. 
Então meninas, vamos brincar =) Deixem maquiagem para mais tarde e podem ter certeza que oportunidades para usar não irão faltar. 

Beijos, 

Um comentário:

  1. Ótimo post,bem elaborado, tocando num assunto sério, mas sem deixar de ser fofa!
    10 estrelas! =D
    Devemos aproveitar todas as fases da vida, e a da infância e puberdade são tão boaa que não devem ser ignoradas.
    Bjs =*

    ResponderExcluir